Liderança e Gestão de Pessoas

Institucional

Programa

Corpo Docente

Candidate-se

Pós-graduação / Lato Sensu – 370h/a
Proc. 006049/12-20 – aprovado CPGP – 06/12/2012 e CEPG – 06/12/2012

 

O curso tem como objetivo o desenvolvimento de Competências Técnicas e Comportamentais para o exercício da Liderança e da Gestão de Pessoas nas organizações.

Público-Alvo
Profissionais com formação superior, que exercem ou têm perspectivas de exercer funções de Liderança no processo de Gestão de Pessoas.

Período
Aulas quinzenais aos sábados das 9h às 17h20min com intervalos para coffee break e almoço.
Início das aulas em agosto de 2019

Duração total do curso: aprox. 18 meses
Encerramento: aprox. dezembro de 2020

Calendário de aulas  (Datas – disciplinas e docentes)*

Programação de 2019 (em breve datas)

INVESTIMENTO
1 parcela de entrada de R$1.180,00 + 25 parcelas fixas de R$980,00

Locais
São Paulo e Campinas – SP

Documentação Necessária

  • Foto 3×4
  • CPF
  • Identidade
  • Comprovante de Residência
  • Diploma ou Atestado de Conclusão
  • Currículo

Realização
UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro
FACC – Faculdade de Administração e Ciência Contábeis

Os cursos de graduação e pós-graduação (strictu sensu e lato sensu) ministrados pela FACC/UFRJ visam assegurar a associação regular e sistemática entre ensino e pesquisa, além de possibilitar um contínuo desenvolvimento acadêmico-profissional. Como unidade de Ensino Superior, promove educação de qualidade na formação, especialização e desenvolvimento de profissionais capacitados a assumir atribuições e desafios profissionais, conscientes da responsabilidade de seu papel perante a construção de uma sociedade justa, igualitária e desenvolvida.

Breve História:
A Faculdade de Administração e Ciências Contábeis fundada em 1946, quando a antiga Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas do Rio de Janeiro (FCEARJ) – uma instituição privada de ensino superior – foi também incorporada à Universidade, passando a denominar-se Faculdade Nacional de Ciências Econômicas da Universidade do Brasil, FNCE.

Na década de 50 a pesquisa foi institucionalizada na universidade como consequência de uma política nacional que criou nesse período. Em 1965 a Universidade mudou de nome, passando a se chamar: Universidade Federal do Rio de Janeiro e a FNCE passou a se chamar Faculdade de Economia e Administração (FEA), que era responsável apenas pela graduação.

Em 1979 criou-se o Instituto de Economia Industrial (IEI) da UFRJ objetivando exclusivamente a pós-graduação nessa área. Nas décadas seguintes o IEI cresceu consideravelmente, a quantidade de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado aumentaram significativamente.

Em 1996, houve uma fusão entre a FEA e o IEI. A partir de então o ensino de graduação e pós-graduação de economia ficaram unidos no Instituto de Economia (IE), enquanto os cursos de administração e ciências contábeis, que faziam parte da FEA, permaneceram juntos na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC).

Em 2005 uma nova graduação passou a integrar a FACC, o curso de biblioteconomia e gestão de unidades de informação. Atualmente a FACC ocupa o Palácio Universitário, e o campus da Praia Vermelha da UFRJ abriga diversos cursos onde sempre ocorreram importantes manifestações culturais, artísticas e políticas.

www.facc.ufrj.br

ATRAÇÃO E SELEÇÃO DE COMPETÊNCIAS Competitividade, Estratégia e Competência; Papel do Selecionador; Indicadores Comportamentais e Técnicas de Seleção; Estratégias e Meios de Atração; Ética, Diversidade e Sustentabilidade nos Processos Seletivos – 30 h/a.

AVALIAÇÃO DE TALENTOS E POLITÍCAS DE REMUNERAÇÂO Desempenho por Competências; Avaliação 360º; Feedback e Auto – Avaliação; Desafios e Tendências na Avaliação de Pessoas; Políticas e Sistemas de Remuneração – 30 h/a.

COACH E PNL NA LIDERANÇA Coach e Coaching; Identificação e Alcance de Metas; Desenvolvimento de Competências; Perguntas Poderosas; Tarefas; Avaliação; Modelo T.O.T.S; Tipos de Clientes; Papeis do Coach; Posições Perceptivas; Linguagem e Imagens Mentais – 30 h/a.

COMUNICAÇÃO e LIDERANÇA Comunicação Social e Institucional; Relações Externas e Internas da Empresa; Comunicação e Informação; Mecanismos de Comunicação Empresarial – 20 h/a.

CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO Cultura e Identidade Organizacional; Elementos e Influência da Cultura na Criatividade e Inovação; Resolução Criativa de Problemas; Técnicas de Geração de Idéias – 20h/a.

ESTILOS DE LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO Diagnóstico e Percepção; Organização Formal e Informal; Perfil do Líder; Inteligência Emocional; Estilos de Liderança; Teorias de Motivação – 20 h/a.

GESTÃO DO CONHECIMENTO Teoria da Criação do Conhecimento nas Organizações; Conhecimento Tático e Explícito; Universidades Corporativas; Elementos da Gestão do Conhecimento; E-learning; Organizações de Aprendizagem; Programas de Treinamento – 20 h/a.

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS Desafios e Cenários na Gestão de Pessoas; Políticas e Planejamento de RH; Visão Sistêmica e Estratégica; Desenvolvimento de Competências; Educação Continuada nos Negócios – 30 h/a.

GESTÃO E PSICODINÂMICA DO TRABALHO Atuação Profissional; Transformação das Organizações: Políticas, Estratégias, Diretrizes, Processos, Relações de Trabalho; Vivências de Prazer – Sofrimento; Estratégias Defensivas e de Mobilização; Inteligência Prática; Processos de Subjetivação – 20h/a

LIDERANÇA E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES Cultura Organizacional; Liderança Autêntica Desenvolvimento de Equipes; Personalidade e Valores do Líder na Condução dos Líderados; Construção do Caráter; Competências; Liderança Transformacional e Cidadania Organizacional; Equipes Virtuais; Conflitos e Resistências na Formação de Equipes – 30 h/a.

LIDERANÇA E GESTÃO DE MUDANÇAS Mudança Organizacional; Etapas; Metodologia na Condução e Implantação; Liderança no Processo de Mudanças; Administração de Conflitos e Resistências; Envolvimento dos Colaboradores – 30 h/a.

LIDERANÇA NA GESTÃO DE CONFLITOS E NEGOCIAÇÃO Condicionantes da Decisão Organizacional; Estilos Decisórios; Conflitos e Técnicas de Negociação; Modelos para Análise de Problemas e Tomada de Decisão – 30 h/a.

METODOLOGIA DA PESQUISA Pesquisa Científica: Conceito, Tipos, Universo e Amostra; Coleta, Análise e Tratamento de Dados; Apresentação do Trabalho Acadêmico; Elaboração do Projeto de Pesquisa; Principais Normas da ABNT aplicáveis a elaboração de uma Monografia – 30 h/a.

TÓPICOS ESPECIAIS SOBRE LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS Temas atuais na área de Liderança e Gestão de Pessoas, visando atender a demandas identificadas pela Coordenação e Corpo Discente – 30 h/a.

Antonio Eugênio Mariani Passos Doutorando e MSc. Psicologia; Especialista em Recursos Humanos; Psicólogo; Docente da FACC/UFRJ.

Beatrice Boechot D´Elia MSc. Comunicação; Master in Comunicazione ed Organizzazione Universitá degli Studi di Roma; MBA -Gestão de Pessoas; Jornalista; Publicitária; Docente da FACC/UFRJ.

Enido Fabiano de Ramos MSc. Estratégia de Operações e Competitividade; Especialista em Consultoria Interna de Recursos Humanos; Administrador; Experiência Internacional; Docente da FGV.

Irene Carmen de Almeida Carvalho MSc. Administração; Especialista em Recursos Humanos e Análise de Sistemas Administrativos; Administradora; Economista; Licenciada em Belas Artes; Docente da FACC/UFRJ.

Maria Alice Ferruccio da Rocha DSc. e MSc. Engenharia de Produção, COPPE/ UFRJ; Psicóloga; Especialista em Recursos Humanos; Consultora de RH; Docente da COPPE/UFRJ.

Maria Teresa Correia Coutinho DSc. Engenharia de Produção COPPE/UFRJ; MSc.em Psicologia Social e Personalidade; Psicóloga; Fonoaudióloga; Docente da FACC/UFRJ.

Marcos Vono Especialista em Recursos Humanos; Especialista pela ICF – Internacional Coaching Federation; Psicólogo; Diretor e Consultor Empresarial.

Sonia Regina Zorzi Guidi DSc. Administração; MSc. Educação; Administradora; Consultora de RH; Docente da USJT.

Patricia Portella Prado Galhano DSc. e MSc. Administração; Especialista em Recursos Humanos; Administradora; Consultora de RH e Coaching; Docente da UNIFESP.

Vivian Cristina Rio Stella DSC. e Pós – DSc. Sociolingustica Internacional; MSc. Linguista; Docente da UNICAMP.

Dados do candidato

Este formulário é exclusivo para a sua candidatura, sendo obrigatório anexar o seu currículo e preencher todos os dados. Para outras informações do curso clique aqui